A obra de José Soares e Luís Gomes combina investigação histórica e uma inovadora proposta de reabilitação, com o objectivo de valorizar e preservar a memória e o património de um espaço símbolo da luta pela liberdade em Cabo Verde.
Com este livro, os autores pretendem, por um lado, analisar as causas que levaram à construção do campo de concentração e o quotidiano dessa prisão durante os 18 anos do seu funcionamento. Por outro, apresentar uma proposta para a sua reabilitação urbana, no sentido de potenciar o espaço e dar-lhe novo uso para que possa ser melhor aproveitado pelos utentes.
A sessão de apresentação no Museu do Neo-Realismo (Vila Franca de Xira) conta com a presença dos autores e de José Pedro Nunes Soares (ex-presidente da Câmara Municipal do Tarrafal), e realiza-se no âmbito da programação das comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades (18 de Outubro), dos 50 anos da independência de Cabo Verde (5 de Julho de 1975) e da contextualização dos 89 anos da abertura do ex-Campo de Concentração do Tarrafal (29 de Outubro de 1936).
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
