«Uma escola onde a idade não tem limites, o que interessa é a vontade de aprender», salienta, em comunicado, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém (CMSC). A autarquia quer apostar na «continuidade de uma escola que valorize um instrumento musical com fortíssima presença no nosso Município e na cultura portuguesa».
Esta escola, instituição da autarquia do Litoral Alentejano, pretende «contribuir para o desenvolvimento de uma política cultural de fomento da música, formação, dinamização e criação de público ouvinte» da Guitarra Portuguesa.
As aulas online continuam a ser conduzidas pelo mestre António Chainho, natural do concelho de Santiago do Cacém, enquanto as sessões presenciais ficarão agora a cargo do guitarrista Bruno Mira, todas as terças-feiras, no antigo Colégio de São José, entre as 16h e as 20h.
A autarquia disponibiliza quatro instrumentos para utilização dos alunos que não o tenham adquirido ou para todos aqueles que o queiram experimentar.
A Escola da Guitarra Portuguesa Mestre António Chainho da CMSC, abriu as portas em Abril de 2005, «proporcionando a aprendizagem da guitarra portuguesa numa comunidade com tradições enraizadas no fado». Simultaneamente, esta Escola presta homenagem ao Mestre da Guitarra Portuguesa: António Chainho, natural do concelho.