|Festa do Avante!

Autores e leitores: a Festa do encontro

«Uma Festa do Livro à imagem da Festa do Avante!». A Atalaia vai receber José Barata-Moura, Ricardo Paes Mamede, Manuel Loff e ouvir falar de Raúl Brandão e de Amílcar Cabral, entre muitos outros autores a apresentar em dezenas de sessões.

A Festa do Livro na Festa do Avante! 
A Festa do Livro na Festa do Avante! Créditos / Festa do Avante!

«Dezenas de editoras, milhares de títulos de todos os géneros e para todas as idades, novidades e promoções, sessões de autógrafos». Embora a Festa do Avante! considere esta uma descrição «rigorosa» do que as dezenas de milhares de pessoas que, todos os anos, enchem o recinto da Atalaia podem esperar da Festa do Livro, ainda assim fica de fora «quase tudo que a torna verdadeiramente única».

Os «amantes de histórias, de ideias, da forma e das letras» podem contar, na edição deste ano, que se realiza a 1, 2 e 3 de Setembro, na Amora, Seixal, com o compromisso vital para com o poder da «reflexão transformadora» sobre os livros, a literatura e a vida, levantando o véu que, pelos dias de hoje, cobre a pobre realidade editorial portuguesa, dominada por grandes grupos focados, sobretudo, no retorno financeiro.

Entre «questões de grande actualidade», como a TAP e o brutal impacto da inflação na vida da pluralidade dos trabalhadores portugueses, e a «actualidade de grandes questões», como a luta revolucionária em Portugal e no mundo, a Festa do Livro vai explorar as obras literárias de velhos e novos autores da Literatura portuguesa.

Sábado, às 15h30, é apresentado o livro Dossier TAP - Resistindo às Privatizações, com Manuel Gouveia, da Comissão de Assuntos Económicos do PCP, o deputado do PCP Bruno Dias e o economista Ricardo Paes Mamede. Às 16h30, José Barata-Moura vai discutir a sua obra Ontologias da «Práxis» e Idealismo com o investigador de Filosofia, Raoul Marian. A antologia de artigos 25 de Abril, Uma Revolução em Perspectiva, publicados originalmente na revista O Militante, terá apresentação de Rui Mota, Albano Nunes, director da publicação, e Manuel Loff, historiador e deputado independente eleito pelo PCP.

No que à Literatura diz respeito, no sábado destaca-se a apresentação do livro infantil Põe o meu Boné, da autoria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), às 11h30; a sessão sobre a obra de João Pedro Mésseder, com a presença do autor e a participação da poeta Rita Taborda Duarte, às 14h30; a apresentação de Um Escritor Sem Tempo – Cartas Familiares de Soeiro Pereira Gomes, às 17h30, pela professora Carina Infante do Carmo; e a apresentação de uma «nova e cuidada edição» de Os Pescadores, de Raúl Brandão.

No domingo, a discussão sobre a antologia Textos da Luta do histórico líder da luta pela libertação africano Amílcar Cabral, publicada pelas Edições Avante!, estará a cargo de José Augusto Esteves e Carlos Lopes Pereira, responsáveis pela escolha dos textos, às 14h. Uma hora depois, às 15h, a obra do escritor Sandro William Junqueira será o tema de uma sessão que conta com a presença do autor e da escritora Ana Margarida de Carvalho.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui