Os três dias de festa nas quintas da Atalaia e do Cabo da Marinha, na Amora (Seixal), arrancam, como já é tradição, com um concerto sinfónico no Palco 25 de Abril, que este ano vai invocar o centenário dos nascimentos do compositor português Joly Braga Santos e do compositor e guitarrista Carlos Paredes. A orquestra Sinfonietta de Lisboa, conduzida pelo Maestro Vasco Pearce de Azevedo, contará com a maestra Constança Simas como convidada.
Também esta noite, mas no Avanteatro, A Barraca estreia Amor é fogo que arde sem se ver, uma homenagem ao poeta Luís de Camões, cujo quinto centenário do nascimento vai estar também em destaque na Festa do Avante!. O outro grande tema são os 50 anos da Revolução dos Cravos e as propostas são muitas e variadas. Esta tarde, pelas 19h, há uma oficina para crianças, dirigida por Rita Menor, que vai ensinar a fazer cravos em papel no pavilhão de Setúbal, mas há muitas outras propostas no Espaço Criança, e não só. Para os mais crescidos, o programa reserva inúmeros debates sobre o futuro que trouxe Abril e da Madeira chega uma exposição sobre os presos políticos que o fascismo fez na ilha.
Ver Sérgio Godinho e Os Assessores, amanhã à noite, é outra forma de celebrar o cinquentenário da Revolução. Sérgio Godinho reservou para 2024 a estreia de «LIBERDADE25», a celebração de uma carreira «que se confunde com história do quotidiano português e que tem numa canção composta em 1974 um dos seus hinos obrigatórios», lê-se no prgrama. O espectáculo conta com Capicua como convidada. «Ser convocada para o palco pelo Mestre nunca se pode recusar. Nos cinquenta anos de Abril em plena Festa do Avante!, muito menos!», escreveu a rapper.
Valete, Cristina Branco, Tcheka e Mário Laginha, The Legendary Tigerman e o grupo Rosa Sparks são outros destaques do cartaz musical, onde se inclui um espectáculo de homenagem aos 50 anos da Revolução dos Cravos, intitulado «Zeca Sempre», com canções de José Afonso e outros cantautores revolucionários, e ainda «A mulher é uma arma», com Ana Bacalhau, Katia Guerreiro, Luanda Cozetti, Maria João, Rita Redshoes e Sofia Escobar.
Sessões de cinema, com a Monstrinha para os mais novos, artes plásticas, dança e performances de grupos corais e ranchos folclóricos são outras propostas do ecléctico cartaz, onde não falta o desporto e a tradicional Corrida da Festa do Avante!, um percurso de dez quilómetros que convida atletas de todas as idades a participar.
A oportunidade única de provar num só espaço a gastronomia nacional, e alguma internacional, é outro ponto a somar à exclusividade da Festa do Avante!, que abre hoje as portas com uma visita do secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, à exposição principal, dedicada às funções sociais do Estado e serviços públicos.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui