|Livro

«60 anos do golpe, 50 anos de Revolução» é lançado em Portugal

A apresentação será esta sexta-feira na Livraria Tigre de Papel, em Lisboa, e contará com a presença dos coordenadores do livro, Manuel Loff, André Vianna Dantas e Cátia Guimarães.

No mesmo ano que Portugal celebrou o cinquentenário da Revolução dos Cravos, o Brasil relembrou os 60 anos do golpe empresarial-militar. O desenvolvimento político nos dois países, com estes eventos como marco, são o assunto do livro 60 anos do golpe, 50 anos de Revolução: democracia em disputa em Brasil e Portugal. A obra, uma parceria entre a Escola Politécnica da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e a editora Expressão Popular, reúne textos de 16 investigadores com actuação nos dois países.

O recorte entre Brasil e Portugal permite compreender as suas expressões próprias do fenómeno global de crescimento da extrema-direita, sintoma das crises das democracias liberais imersas no neoliberalismo, o cliché do capitalismo da nossa época.

A publicação está organizada em 12 capítulos, mais prefácio e posfácio pelos coordenadores Manuel Loff, André Vianna Dantas e Cátia Guimarães. O livro percorre temas como o negacionismo, o revisionismo, a alienação, a Saúde e a Educação através de textos de José Paulo Netto, Fernando Rosas, Manuel Loff, Gabriela Azevedo, Adriano Amaral, Virgínia Fontes, Demian Bezerra de Melo, Cátia Guimarães, Sylvia Debossan Moretzsohn, Nuno Teles, Marcelo Badaró Mattos, Luís Grosso Correia, Marcela A. Pronko, Isabel do Carmo, André Vianna Dantas e Maria Inácia Rezola.

O lançamento oficial do livro em Portugal, pois no Brasil foi lançado em Dezembro, será esta sexta-feira, dia 13 de Fevereiro, na Livraria Tigre de Papel, em Lisboa. A apresentação, pelas 18h, contará com a apresentação dos coordenadores da publicação e intervenções de alguns dos autores do livro, como Inácia Rezola, Fernando Rosas e Isabel do Carmo.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui