|transportes

Tribuna em defesa dos transportes públicos

No próximo dia 25 de Junho, decorrerá uma acção em defesa do transporte público e por melhores condições de trabalho, na estação do Cais do Sodré, em Lisboa.

Em 2017, o Governo transferiu a Carris para a alçada da Câmara Municipal de Lisboa
A introdução dos novos passes é «positiva para quem trabalha» mas não foi acompanhada com o reforço necessário dos meios Créditos

A Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans/CGTP-IN), em conjunto com as comissões de trabalhadores do Metropolitano de Lisboa, da CP, da IP e da EMEF, promove no próximo dia 25 de Junho, entre as 8h e as 10h30, na estação do Cais do Sodré, em Lisboa, uma tribuna pública em defesa do transporte público.

Em comunicado, a federação informa que esta acção pretende combater a «degradação do serviço prestado pelas empresas públicas de transportes» e aponta como causa a diminuição do número de trabalhadores.

As dificuldades vividas no sector têm agora mais relevo com o aumento da procura, visto que a entrada em vigor dos novos passes vem sobrecarregar o sistema de transportes.

Já em Abril, o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF/CGTP-IN) dizia que a introdução dos novos passes era «positiva para quem trabalha», mas não tinha sido acompanhada com o reforço necessário dos meios, que se exigia face à realidade quotidiana prévia.

Pode ainda ler-se, no comunicado, que todas as estruturas de trabalhadores das empresas públicas de transportes são convidadas a participar, bem como as comissões de utentes, autarquias e grupos parlamentares.

Tópico