Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Fiequimetal

Trabalhadores da EDP exigem mínimo salarial de 850 euros

EDP e prestadoras de serviços para o grupo receberam a reivindicação salarial de um mínimo de 850 euros e o aumento do subsídio de refeição. Fiequimetal diz ser «impossível manter a vergonha existente». 

Trabalhadores da EDP, e ao serviço da empresa, exigem o aumento dos salários e a valorização das carreiras. Lisboa, 6 de Abril de 2020 
Foto de arquivo CréditosTiago Petinga / Agência Lusa

«A proposta entregue à EDP e às empresas "prestadoras de serviços" prevê um mínimo salarial de 850 euros, três escalões seguintes e aumento do subsídio de refeição», informou a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Química, Farmacêutica, Eléctrica, Energia e Minas (Fiequimetal/CGTP-IN), em comunicado.

A resolução, aprovada na concentração de trabalhadores junto à sede da EDP, em Lisboa, em 12 de Abril, e entregue às empresas, abrange os trabalhadores de lojas, centros de contacto, telecontagem da E-Redes e outros serviços de apoio de empresas do grupo EDP.

Além de um salário mínimo de 850 euros para os trabalhadores, a proposta prevê três escalões, a atingir ao fim de três anos, de 1050, 1160 e 1350 euros, para atendedores/assistentes, segundas-linhas e chefes de loja/supervisores, respectivamente.

Prevê ainda o aumento do subsídio de refeição para oito euros por dia.

«Para os sindicatos e a Fiequimetal, é impossível manter a vergonha existente. […] Da administração da EDP é exigida uma intervenção junto das prestadoras de serviços, de modo a inverter as práticas seguidas e abrir caminho para que não existam duas realidades de salários e direitos, apenas pelo simples recurso a intermediários», lê-se no comunicado divulgado no sábado.

Os sindicatos esperam uma resposta das empresas durante o mês de Maio e, se não acontecer, admitem discutir com os trabalhadores as formas de luta a adoptar.

Recorde-se que, em 2022, a EDP obteve um lucro de 679 milhões de euros, uma subida de 3% face ao ano anterior. 


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui