|horário de trabalho

Supercor altera horários sem consentimento dos trabalhadores

Os trabalhadores do Supercor do Centro Comercial Beloura, estabelecimento do grupo El Corte Inglés situado na zona de Sintra, têm horários alterados sem o seu consentimento, são alvo de intimidação e não vêem respeitado o direito às pausas.

Supercor são os supermercados do grupo El Corte Inglés
Supercor são os supermercados do grupo El Corte InglésCréditos / CC BY-SA 3.0

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP/CGTP-IN) denuncia que neste estabelecimento comercial «há constantes alterações aos horários dos trabalhadores sem o consentimento dos mesmos e não respeitando o previsto na legislação», levando à marcação de faltas injustificadas, sem que os próprios tenham conhecimento.

 O CESP acrescenta que esta tem sido «uma prática constante do responsável desta loja» e que os trabalhadores sofrem represálias caso não aceitem. De outra forma, «são individualmente chamados aos responsáveis de loja e com a supervisora, para pressionar e intimidar os mesmos a aceitar o que a empresa precisa».
 
A estrutura sindical denuncia ainda que «não há respeito pelo direito à pausa de 15 minutos no período da manhã e da tarde», informando que há alguns anos que os trabalhadores são privados do seu tempo de descanso.

A empresa quer ainda «descartar» a responsabilidade da venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos para os trabalhadores desta loja, assumindo que a multa passa a responsabilizar quem vende.

Tópico