Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|lutas sindicais

Sindicatos e RTP chegam a acordo para aumentos salariais

Os sindicatos representativos dos trabalhadores da RTP chegaram a acordo com a empresa para aumentos salariais entre 30 e 80 euros, retroactivos a Janeiro e reflectidos noutras cláusulas pecuniárias.

Edifício da RTP
Edifício da RTP Créditos / A Televisão

A informação consta de comunicado emitido na passada sexta-feira pelo Sindicato dos Jornalistas (SJ), que classifica de «possível», o acordo alcançado no dia anterior e que prevê «um aumento pecuniário de 80 euros para os trabalhadores até ao nível 14, de 70 euros para os trabalhadores entre os níveis 15 e 47, de 30 euros para os trabalhadores entre os níveis 47A e 54».

O acordo culmina cinco meses de negociações, nas quais o SJ e os restantes sindicatos representativos dos trabalhadores começaram por apresentar à administração da RTP um caderno reivindicativo com uma proposta de actualização salarial de 8,5% no geral, com um valor mínimo de 100 euros.

A Comissão Administrativa da RTP contrapôs «um aumento salarial unitário para todos os trabalhadores de 35 euros em cada um dos níveis salariais, que foi rejeitada pelos sindicatos».

O SJ considera «que a maioria dos seus associados fica salvaguardada» com o aumento, «que é assinalável e de enorme importância para o aumento da liquidez mensal dos trabalhadores do serviço público», refere o mesmo comunicado.

Os aumentos salariais previstos terão efeitos retroactivos a Janeiro, sendo o pagamento dos mesmos efectivado no processamento dos salários no final deste mês.

O SJ assinala ainda que todas as componentes salariais que dependem percentualmente do salário base «vão ser positivamente influenciadas por este aumento», dando como exemplo o caso dos subsídios «de isenção de horário».

A par do incremento salarial, o acordo alcançado contempla um aumento dos dias de férias para os 24 dias úteis e o pagamento de um segundo subsídio de refeição ao fim de 11 horas de trabalho.

O princípio de acordo prevê ainda que, no arranque do ano de 2024, representantes dos trabalhadores e da empresa negoceiem questões relacionadas com o aumento do subsídio de refeição, a equidade no mapa de deslocações – revisão do subsídio de deslocação e das ajudas de custo –, o aumento dos subsídios de sábado e de domingo e oaumento de mais um dia para apoio a familiares ascendentes.


Com LUSA

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui