Os trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Serpa ainda «não receberam o subsídio de Natal de 2024, o subsidio de férias de 2025 e os retroactivos salariais desde 2022», denuncia, em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA/CGTP-IN).
A greve de 24h, convocada para esta sexta-feira, é apenas uma de várias acções de protesto realizadas por estes trabalhadores desde o final de 2024. O STFPSSRA estima que sejam mais de 100 trabalhadores, a assegurar diferentes valências da instituição (o Hospital de Serpa, unidades de cuidados continuados, apoio alimentar), nesta situação. Estes profissionais vão concentrar-se, em protesto, no Largo de São Domingos, em Serpa, pelas 11h.
Por ocasião de um protesto realizado no dia 28 de Julho, que contou com a participação de vereadores da CDU na Câmara Municipal de Serpa, uma fonte da mesa administrativa desta Misericórdia afirmou, à RádioPax, que as manifestações dos seus trabalhadores (que não receberam a sua devida remuneração) «não ajudam a resolver o problema, mas sim a agravá-lo». «Esta atitude vai fazer com que o pagamento dos subsídios seja mais rápido? Estamos a trabalhar exaustivamente para isso».
Questionada sobre as soluções que estão a ser implementadas pela Santa Casa de Serpa para corrigir esta situação, o mesmo elemento da administração assumiu, logo depois, a total incapacidade da instituição em pagar os valores devidos aos trabalhadores: «permita-me não responder… Tomara que eu tivesse resposta…».
Ao sindicato e aos trabalhadores, a Santa Casa da Misericórdia de Serpa não se comprometeu a pagar os retroactivos referente a 2025 e o subsídio de Natal de 2025.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui