|salários em atraso

A brincar, a brincar, as trabalhadoras da MB2 não recebem salário há dois meses

A unidade de produção da Maia & Borges, a MB2, na Guarda, de pintura de brinquedos, ainda não pagou os salários de Março e Abril, denuncia o SITE CN/CGTP-IN. 130 trabalhadoras estão hoje em greve.

As 130 trabalhadoras da MB2, na Guarda, paralisaram a produção durante 24h. Até ao dia da greve, 9 de Maio de 2025, as trabalhadoras ainda não tinham recebido os salários de Março e Abril 
Créditos / SITE CN

A greve de hoje é «um grito de alerta». São 130 trabalhadoras, todas mulheres, a exercer funções na unidade de produção da MB2, detida pela Maia & Borges, líder do mercado nacional de fabrico de brinquedos (99% dos quais destinados à exportação). Nenhuma recebeu, até ao momento, os salários de Março e Abril. Inaugurada em 2020, a empresa já tinha sido denunciada anteriormente pela falta das condições de trabalho, chegando mesmo a ser alvo de denúncia por vereadores do PSD na Guarda.

Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Norte (SITE CN/CGTP-IN) denuncia que o próprio salário de Fevereiro já tinha sido pago «quase no fim do mês de Março», criando uma situação que causa «problemas sérios na vida pessoal e familiar das trabalhadoras».

A adesão à greve foi total, encerrando a MB2, com mais de 90% das trabalhadoras a concentrarem-se desde as 8h da manhã à porta da fábrica, na Arrifana, Guarda. Paulo Ferreira, dirigente sindical do SITE CN, relatou ao AbrilAbril que o patronato chegou a oferecer «um dia de férias extra», numa tentativa de desmobilizar a acção de luta.

Segundo o sindicato, a Maia & Borges recusa-se a fazer melhorias e investimentos no espaço da MB2 por não ser o proprietário, permitindo que estas 130 trabalhadores estejam sujeitas ao frio e à falta de condições generalizadas para o exercício das suas funções. Um exemplo pungente da falta de acompanhamento na fábrica, relata o SITE CN, foi a falta de papel higiénico para estas mais de uma centena de trabalhadoras ao longo de uma semana. A chefia na MB2 tem exactamente a mesma categoria profissional que as restantes colegas.

Para além do pagamentos dos salários devidos aos trabalhadores, estass profissionais exigem que todos os salários, de agora em diante, sejam saldados até ao dia 5 de cada mês e que a empresa invista seriamente na resolução dos problemas de «degradação» da fábrica.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui