|Forças Armadas

PR recebeu as associações profissionais de militares

O Presidente da República recebeu no Palácio de Belém representantes da Associação de Oficiais das Forças Armadas, da Associação Nacional de Sargentos e da Associação de Praças.

CréditosManuel Araújo / Agência Lusa

Esta audiência de Marcelo Rebelo de Sousa às associações profissionais de militares decorreu na passada quinta-feira e teve a duração de cerca de uma hora.

Segundo a nota de imprensa divulgada pela Associação de Oficiais das Forças Armadas (AOFA), tratou-se de uma «conversa franca e aberta», onde a AOFA teve também ocasião de expor algumas das principais preocupações, nomeadamente as que se prendem com o «estatuto remuneratório, carreiras, promoções e avaliação». Mas também «as dificuldades de recrutamento e retenção de efectivos», com todas as «consequências nefastas» que daí decorrem para as Forças Armadas.

A AOFA, que espera «ter-se iniciado, com o Comandante Supremo das Forças Armadas, um novo ciclo de diálogo institucional», emitiu no mês passado um comunicado onde criticava Marcelo Rebelo de Sousa por, apesar dos muitos pedidos realizados, o Presidente da República ainda não ter encontrado «espaço na sua agenda para falar pessoalmente» com as associações profissionais de militares.

Tópico