Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Sindicato denuncia que imposição acarreta prejuízos para saúde dos trabalhadores

Operadores de caixa obrigados a trabalhar de pé

Apesar do assento colocado em cada posto de trabalho, os operadores de caixa da loja «Bom dia» de Alverca do Ribatejo, no concelho de Vila Franca de Xira, estão proibidos de se sentarem. 

A denúncia é feita pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), segundo o qual «os trabalhadores têm a cadeira na caixa, mas as chefias dizem-lhes que não se podem sentar». 

O sindicato defende que esta «inaceitável imposição» revela um «total desrespeito» pelos funcionários, que diariamente asseguram o funcionamento da loja e «contribuem para que o Continente/Sonae tenha milhões de euros de lucros». 

O CESP sublinha o «enorme desgaste físico» destes trabalhadores, com «grande prejuízo» para a sua saúde, e exige que os operadores de caixa se possam sentar sempre que entenderem.

Acrescenta que, nos postos de trabalho fixos, «devem ser postos à disposição dos trabalhadores assentos confortáveis, funcionais, anatomicamente adaptados aos requisitos do posto de trabalho e à duração do mesmo».

A estrutura sindical aproveita para denunciar também que, além de «pagar salários baixíssimos e obrigar os trabalhadores a brutais ritmos e trabalho», esta empresa «quer impor a desregulamentação dos horários».  

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui