Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|greve

O empenho dos trabalhadores da DOMINÓ não corresponde ao seu parco salário

Os trabalhadores desta empresa do sector da cerâmica «cumprem as tarefas que lhes são distribuídas com elevado zelo e profissionalismo». Greve nos dias 6, 7 e 9 de Junho vem reclamar aumentos salariais dignos.

Créditos / DOMINÓ

A produção na DOMINÓ, empresa do sector da cerâmica com sede em  Condeixa-a-Nova, distrito de Coimbra, e mais de 150 trabalhadores (incluindo algumas dezenas de precários) está a passo de caracol. Segundo o Sindicato das Indústrias de Cerâmica, Cimentos, Construção, Madeiras, Mármores e Similares da Região Centro (STCCMCS/CGTP-IN) mais de 60% dos funcionários aderiram à greve que se iniciou hoje.

Os trabalhadores consideram que o empenho e a dedicação que, todos os dias, empregam na sua profissão «não encontram correspondência na atitude da administração relativamente à valorização dos salários», claramente insuficientes para fazer face ao brutal aumento do custo de vida, afirma o comunicado do STCCMCS, enviado ao AbrilAbril.

«O essencial desta luta tem em conta que os trabalhadores são todos tabelados pelo salário mínimo, com aumentos salariais de miséria», explicou Luís Almeida, coordenador do sindicato afecto à CGTP, em declarações à Agência Lusa.

A administração aplucou, este ano, «15 euros de aumento e umas migalhas no subsídio de alimentação, não tendo sido actualizado o subsídio de turno». O abuso em que consiste o recurso a salários de miséria por parte do patronato, incluindo na DOMINÓ, «começa a ser demais».

A segurança e manutenção de equipamentos e instalações durante o período de greve «serão assegurados pelos trabalhadores nos mesmos moldes em que o são nos períodos de interrupção de funcionamento ou de encerramento e que sempre se têm revelado suficientes», informa o sindicato, no pré-aviso de greve.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui