Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|EDP

Lucros da EDP dão para mais de 0,5% de aumento

A Fiequimetal denuncia que a eléctrica volta a distribuir aos accionistas dividendos superiores ao lucro obtido, mas não quer ir além de 0,5% de actualização salarial, o que dá entre 5 e 21 euros.

Créditos / Portugal Digital

As contas anuais da EDP foram divulgadas esta quinta-feira, um dia após a terceira reunião de negociação da tabela salarial, onde os representantes patronais não alteraram a proposta inicial, que prevê uma actualização de 0,5%.

«Perante um considerável resultado líquido de 657 milhões de euros (ou 1105 milhões, contando os "interesses não controláveis"), no ano de 2021, a administração da EDP vai voltar a distribuir aos accionistas dividendos superiores ao lucro obtido», mas «quer ficar em meio por cento» de actualização salarial», denuncia a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas e Eléctricas (Fiequimetal/CGTP-IN) num comunicado enviado hoje ao AbrilAbril

Para a Fiequimetal, a posição da administração significa «mais um ano com lucros milionários nos cofres dos accionistas», assinalando que, apesar de ainda não ter regressado aos lucros obtidos entre 2014 e 2016, a EDP mantém-se em 2021 com um lucro considerável, «enquanto o EBITDA [resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações] recorrente cresceu 7% e o resultado líquido recorrente aumentou 6%, para 826 milhões de euros».

Realça que, no ano passado, cada trabalhador contribuiu em média para o valor acrescentado bruto (VAB) do grupo EDP com 304 266 euros, enquanto a empresa gastou apenas 54 429 euros com cada funcionário.

«Um grupo empresarial considerado "Top Employer" e que se auto-denomina familiarmente responsável não tem pejo em propor novamente uma quebra de poder de compra para os seus trabalhadores», critica a Federação.

A proposta de actualização salarial de apenas 0,5% equivale a valores entre 5 e 21 euros, «manifestamente insuficientes» para a Fiequimetal, que assegura que a eléctrica «pode e deve» pagar melhor. 

A estrutura sindical defende que a proposta de 90 euros de aumento para cada trabalhador provocaria apenas um aumento dos encargos com salários de cerca de 8,5 milhões de euros, «uma ninharia» face ao resultado líquido apresentado pela empresa.

A par de um «aumento real» dos salários, a Fiequimetal pretende negociar matérias como os horários e a progressão nas carreiras, «para acabar com as discriminações sobre os trabalhadores mais recentes e promover a sua valorização».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui