Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Lutam contra «falsos recibos verdes» e por mais contratações

Greve marcada: enfermeiros contra precariedade

Os enfermeiros da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos da zona Norte marcam greve para dia 14 de Junho, denunciando a precariedade laboral vivida neste serviço.

Enfermeiros vivem situação de precariedade laboral
Enfermeiros vivem situação de precariedade laboralCréditosRenato Araújo / CC BY 2.0

Foi marcada greve pelos enfermeiros da Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos (DICAD) da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS), para o dia 14 de Junho, contra a precariedade e pela admissão de mais trabalhadores.

A greve ocorrerá entre as 8h e as 24h, atingindo o turno da manha e da tarde, com paralização total do trabalho, respeitando serviços mínimos.

Em causa está a precariedade contratual dos enfermeiros, nomeadamente dos 14 que se encontram em situação de falsos recibos verdes, tendo em conta que trabalham na DICAD há anos e que as necessidades são permanentes.

Para além disto, o pré-aviso de greve do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) aponta a exigência de mais enfermeiros para as diferentes unidades e o repúdio pelo que consideram um regime de «mobilidade forçada».

Em Abril, o SEP já havia denunciado relativamente aos enfermeiros de Braga e Guimarães que são «privados do direito a férias, desprotegidos em caso de acidente ou doença profissional, veem horários serem constantemente alterados; são mobilizados para outros serviços do DICAD da ARS Norte sem qualquer respeito pela sua vida privada e profissional e continuam com um salário inferior ao dos restantes enfermeiros».

O sindicato acusa ainda a DICAD da ARS Norte de protagonizar ameaças de dispensa quando os trabalhadores fazem alguma exigência.

A estrutura defende a regularização do vínculo dos enfermeiros a falsos recibos verdes, passando a um contrato por tempo indeterminado.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui