Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|higiene e segurança no trabalho

Falta protecção para colocação de pulseiras electrónicas

Não estão a ser garantidas condições de segurança no trabalho nos serviços de vigilância electrónica da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, denuncia uma organização sindical.

A falta de pessoal põe em causa a operacionalidade da vigilância electrónica
CréditosAntónio Cotrim / Agência LUSA

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS/CGTP-IN) dá nota da ausência de condições de segurança no trabalho a que estão a ser sujeitos os trabalhadores da vigilância electrónica, que, sem quaisquer equipamentos de protecção, estão a efectuar operações de instalação de pulseiras electrónicas decorrentes de mandatos judiciais.

Segundo a nota, não estão a ser distribuídas máscaras e luvas aos profissionais de reinserção social, e não existe nos serviços gel desinfectante.

«Inaceitável é o facto de o director-geral de Reinserção e Serviços Prisionais, a subdirectora-geral e a directora de Serviços de Vigilância Electrónica serem conhecedores da presente situação e não terem até agora tomado quaisquer medidas de protecção dos trabalhadores», pode ler-se.

A organização sindical denuncia igualmente que, perante «a gritante falta de pessoal» que já se verifica, a directora de Serviços tenta impor aos trabalhadores turnos de 12 horas ou mais e a sua aceitação em documento assinado pelos mesmos.

A FNSTFPS considera que, sendo «imprescindível» a manutenção do funcionamento da Vigilância Electrónica, se torna «imperioso» que os seus trabalhadores vejam garantida a saúde, com a utilização dos equipamentos de protecção necessários.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui