É marcada greve dos trabalhadores do Metro Transportes do Sul

Trabalhadores do Metro Transportes do Sul/Barraqueiro entregaram um pré-aviso de greve para o dia 2 de Novembro. Em causa está a falta de resposta da administração ao caderno reivindicativo.

Trabalhadores do Metro Transportes do Sul defendem o aumento do salário em 4%
Trabalhadores do Metro Transportes do Sul defendem o aumento do salário em 4%CréditosCornelius / CC BY-SA 2.0

Com a greve os trabalhadores pretendem respostas da empresa às suas reivindicações, nomeadamente no que ao aumento dos salários diz respeito e pela abertura das negociações para um Acordo de Empresa.

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF) entregaram o caderno reivindicativo para os trabalhadores da carreira comercial no Metro Transportes do Sul (MTS) em Maio.

Uma das reivindicações passa pelo aumento geral dos salários. Em Outubro de 2015, 20% dos trabalhadores era abrangida pelo salário mínimo. O SNTSF reivindica o aumento real dos salários em 2016, no mínimo 4%, e um acréscimo salarial não inferior a 40 euros/mês, «considerando a política salarial dos últimos 4 anos, o aumento da carga fiscal sobre o trabalho, o agravamento do custo de vida e uma mais justa repartição da riqueza produzida pelos trabalhadores».

O sindicato defende igualmente o desbloqueamento da contratação colectiva, lembrando os «ataques» do patronato e dos sucessivos governos com objectivo de «restringir esse direito». Recordam que em 2014 menos de 10% dos trabalhadores do sector privado foram abrangidos pela renovação das convenções colectivas de trabalho.

Quanto à remuneração do Trabalho Extraordinário ou Suplementar, o sindicato reivindica, para dia útil, na primeira hora um acréscimo de 50% e na segunda hora e restantes, um acréscimo de 75%; em dia de descanso semanal obrigatório e complementar ou em feriado, um acrescimo de 150%. Entre outras reivindicações também se encontra o valor de 7,50 euros para o subsídio de refeição e outras propostas para subsídios, férias e prémios.