|Hotelaria e turismo

Concentrações por melhores salários na hotelaria

Vários trabalhadores e dirigentes sindicais do sector da hotelaria do Algarve estiveram concentrados, esta quarta-feira, frente às associações patronais a reclamar melhores condições laborais.

Créditos / Sindicato de Hotelaria do Algarve

De manhã, junto à Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) e, à tarde, frente à Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA), vários trabalhadores e dirigentes do Sindicato da Hotelaria do Algarve (CGTP-IN) reivindicaram melhores salários e condições de trabalho.

Os trabalhadores exigem uma rápida negociação das tabelas salariais que se traduza num aumento real dos salários, a melhoria das condições de trabalho e o respeito pelos direitos consagrados na contratação colectiva em vigor, referiu o dirigente sindical Tiago Jacinto aos jornalistas.

Os profissionais do sector reclamam ainda o funcionamento de todos os estabelecimentos de forma a garantir o emprego e o pagamento dos salários a 100%, para que consigam fazer face às «dificuldades acrescidas» causadas pelos impactos da Covid-19, afirmou o dirigente sindical.

Em nota divulgada após as concentrações pode ler-se que «não é aceitável nem compreensível que o patronato do sector, que acumulou milhões de euros de lucros nos últimos anos e não os repartiu com os trabalhadores, esteja nesta fase mais complicada da vida das famílias a lançar milhares de trabalhadores para o desemprego e a reduzir os salários».

Tópico