Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|salário mínimo nacional

CGTP: Salário Mínimo em 650 euros

A CGTP-IN, pela voz de Arménio Carlos, no âmbito das comemorações do Dia do Trabalhador, anunciou que a luta para a subida do Salário Mínimo Nacional em 2019 vai ser pelos 650 euros.

Comemorações do 1.º de Maio na Alameda, em Lisboa
Comemorações do 1.º de Maio na Alameda, em LisboaCréditos

Na sua intervenção final, o secretário-geral da CGTP-IN afirmou que a luta dos trabalhadores para a subida do Salário Mínimo Nacional em 2019 vai ser em torno de 650 euros.

A proposta contrasta com a do PS, que já anunciou pretender subir o salário mínimo em 2019 mas que não deve passar dos 600 euros, mais 20 que o actual salário de 580 euros, introduzido no início do ano.

Uma proposta superior da CGTP-IN já era esperada, depois das afirmações recentes de Arménio Carlos de que «os 600 euros, neste momento, são profundamente insuficientes». Sobretudo tendo em conta o aumento do volume de negócios do tecido empresarial português e a actual «boa situação económica» para se ir «mais longe».

«O Salário Mínimo Nacional  ilíquido é de 580 euros e aquilo que está previsto é 600 euros em Janeiro do próximo ano. Fizemos as contas e isto dá uma actualização salarial de 67 cêntimos por dia», reiterou.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui