Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|abuso patronal

Cantoneiros de Arroios realizam concentração contra abusos do executivo da Junta

A Presidente da Junta de Arroios (PSD/CDS-PP) está a impedir os trabalhadores de limpeza e higiene urbana de usufruir das folgas a que têm direito, por terem trabalhado, excepcionalmente, Domingos e Feriados.

Carlos Moedas (PSD), presidente da Câmara Municipal de Lisboa, com Madalena Natividade (CDS-PP), presidente da Junta de Freguesia de Arroios, ambos eleitos pela coligação Novos Tempos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT/A).
Carlos Moedas (PSD), presidente da Câmara Municipal de Lisboa, com Madalena Natividade (CDS-PP), presidente da Junta de Freguesia de Arroios, ambos eleitos pela coligação Novos Tempos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT/A).Créditos / Junta de Freguesia de Arroios

Numa das freguesias mais populosas da cidade de Lisboa (33 302 habitantes, segundo os censos de 2021), «onde a limpeza e higiene urbana assumem uma importância e uma sensibilidade maior», a luta dos trabalhadores cantoneiros «é indissociável de um serviço público de qualidade que pode e deve ser prestado, neste caso em particular, à população desta Freguesia», afirma o Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa (STML/CGTP-IN).

Por isso mesmo, o sindicato e as dezenas de trabalhadores que exercem, diariamente, as funções de limpeza e higiene urbana nas ruas da freguesia lisboeta vão realizar amanhã, dia 24 de Maio, às 13h, no Largo do Intendente, uma concentração para reivindicar os seus direitos.

Durante a acção de luta, os trabalhadores vão entregar uma resolução à actual Presidente do Executivo da Junta, Madalena Natividade (do CDS-PP, eleita em coligação com o PSD) onde estão plasmados os problemas que os trabalhadores pretendem ver solucionados.

É de destacar uma das práticas mais abusivas deste executivo: os trabalhadores cantoneiros de arroios estão a ser impedidos de desfrutar das «folgas acumuladas por dias de trabalho considerados de descanso obrigatório (domingo) ou do trabalho realizado em dias feriados», por decisão de Madalena Natividade e do seu executivo.

É uma prática que, «a todos os níveis, não se compreende e muito menos se aceita», considera o STML: «os trabalhadores acumularam estas folgas, na maioria dos casos, por razões alheias à sua vontade, concretamente sob a justificação das necessidades de serviço». Os trabalhadores têm direito ao descanso, não cabendo à Junta de Freguesia de Arroios decidir se, e quando, os cantoneiros o podem exercer.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui