Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|protesto

APG reclama revisão do sistema remuneratório da GNR

A Associação dos Profissionais da Guarda (APG) reivindica também a «dignificação das funções de segurança pública, bem como a pertinência de se garantir o direito de associação sindical na GNR».

CréditosAntónio Cotrim / Agência Lusa

Estas são algumas das razões que levaram a APG a marcar presença ontem, terça-feira, «numa concentração de protesto na Cerimónia Militar do dia da Unidade de Castelo Branco», com a participação do ministro da Administração Interna (MAI).

A APG considera ainda que, no caso concreto do Comando Territorial de Castelo Branco «a questão das instalações merece uma resposta urgente», sublinhando que, em 2020, o então responsável pela Administração Interna, «prometeu 4,5 milhões de euros para investir em instalações da Unidade», embora ainda hoje se desconheça «o destino da totalidade de tal verba».

Nesse sentido, aponta os exemplos do Fundão, uma cidade da exclusiva responsabilidade da GNR, com os profissionais a prestarem serviço «em instalações desadequadas e sem condições», e de Vila Velha de Ródão, onde o posto «está sem telhado desde Janeiro de 2021, estando presentemente os profissionais a prestar serviço em instalações sem o mínimo de condições».

A APG considera que a presença do MAI nas comemorações do dia da Unidade deveria servir também para a adopção de medidas urgentes que garantam «condições de serviço» dos profissionais da GNR do Comando de Castelo Branco. Por essa razão, decidiu marcar presença, como forma de protesto, «numa cerimónia que de outra forma não passaria disso mesmo, um evento comemorativo, em que os profissionais que prestam serviço na Unidade não teriam voz, designadamente quando exigem dignidade no desempenho das suas funções».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui