Segundo comunicado do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB/CGTP-IN), o acordo firmado é retroactivo a 1 de Janeiro e garante, entre outros aspectos, a actualização do salário base de todos os trabalhadores em 4,3% ou 75 euros, conforme mais favorável, e de todas as cláusulas pecuniárias do ACT em 4,3%.
O SINTAB chama a atenção para o facto de este acordo garantir aos trabalhadores, «pelo segundo ano consecutivo, um aumento superior ao do salário mínimo nacional» e aumentos mínimos de «75€ nos salários e nas tabelas».
O acordo contempla também a redução de uma hora no período normal de trabalho semanal. Assim, os trabalhadores com funções administrativas passam de 38 para 37 horas semanais, enquanto os horários de funções da área industrial passam de 39 para 38 horas. O SINTAB sublinha que esta redução «vem no seguimento de ganhos dos anos anteriores, com a dispensa de trabalho para todos nos dias 24 e 31 de Dezembro, bem como no dia de aniversário».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui