Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|caderno reivindicativo

Acção reivindicativa nas empresas do sector da FMEE vai-se intensificar

A decisão foi tomada pelos mais de 30 delegados sindicais eleitos pelos trabalhadores das principais multinacionais do sector da Fabricação de Material Eléctrico e Electrónico. Arranca a luta por melhores salários.

Créditos / PEMEL

«Intensificar a acção reivindicativa nas empresas, pelo aumento dos salários e pela valorização das carreiras e pela eliminação das discriminações». A decisão de avançar com acções de luta nas empresas do Sector de Fabricação de Material Eléctrico e Electrónico (FMEE) foi tomada na Assembleia de Delegados Sindicais, realizada na Marinha Grande, que contou com a participação de mais de 30 representantes dos trabalhadores.

Na reunião, os delegados do SITE Norte, SITE Centro-Norte, SITE CSRA e SIESI, sindicatos da CGTP-IN, definiram a «matriz para a elaboração das propostas reivindicativas unificadoras dos trabalhadores em todo o sector». Este trabalhadores «têm contribuído para os lucros de milhões e milhões de euros, em multinacionais líderes na fabricação de componentes e equipamentos tecnológicos de ponta», sem que um único cêntimo se tenha reflectido nos seus salários.

Existe um «bloqueio patronal», afirmam os sindicalistas, que «impede a negociação de um verdadeiro contrato colectivo de trabalho, para nivelar por cima os salários e os direitos». O que as lutas dos últimos anos demonstam, com várias vitórias de muito importância (nomeadamente a valorização das carreiras e o aumento do valor das diuturnidades), é que a acção reivindicativa é indispensável para alcançar qualquer conquista.

Assim, durante as próximas semanas, de Norte a Sul do País, os sindicatos da CGTP-IN do sector da FMEE vão realizar plenários com trabalhadores em várias empresas para «discutir e aprovar os conteúdos dos cadernos reivindicativos a apresentar às administrações das empresas», dando início ao processo de luta.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui