A Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN), através das suas estruturas regionais (as uniões de sindicatos: 18 distritos + Açores e Madeira), vai assinalar o 1.º de Maio de 2025, Dia Internacional do Trabalhador, com dezenas de «manifestações, concentrações, convívios e iniciativas culturais, desportivas e lúdicas» no continente e nas regiões autónomas.
Ao longo de todo o dia 1 de Maio estão planeadas actividades em Angra do Heroísmo, Horta, Ponta Delgada, Aveiro, Beja, Pias, Ervidel, Guimarães, Bragança, Castelo Branco, Covilhã, Tortosendo, Minas da Panasqueira, Coimbra, Figueira da Foz, Évora, Montemor-o-Novo, Vendas Novas, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Torres Vedras, Funchal, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Lamego e Mangualde.
Em Lisboa, volta a realizar-se a maior e mais mediática de todas as iniciativas convocadas pela CGTP-IN para este dia: a manifestação em Lisboa, que conta encher todos os quilómetros da Avenida Almirante Reis (partindo do Martim Moniz às 14h30 e com fim no comício da Alameda D. Afonso Henriques). Para o Porto está agendada uma concentração na Avenida dos Aliados, às 15h, e, em Faro, uma manifestação logo pelas 10h da manhã, no Mercado Municipal.
Nem só de trabalho se ocupa a central sindical, iniciativas como a 41.ª Corrida do 1.º de Maio na Guarda (9h30; concentração na cidade às 15h) e a Corrida na Covilhã (10h; comício às 15h); a Manhã Infantil programada para as 11h, em Setúbal; e os concertos com canções de Abril agendados para Viseu (15h, depois da manifestação convocada para as 14h30), Lamego e Mangualde (14h30), dão expressão ao mundo diverso e participativo pelo qual combate a Intersindical Nacional.
E porque toda, mas «Toda a terra treme nas vozes deste povo», como cantou José Mário Branco, as regiões autónomas contam, em 2025, com várias acções de luta: no Funchal, está agendada uma concentração às 10h (na Assembleia Legislativa da Madeira) com manifestação até ao Jardim Municipal; em Angra do Heroísmo, uma concentração (10h); na Horta, as acções arrancam às 10h30, com um convívio às 15h; e, em Ponta Delgada, a CGTP-IN organiza um conjunto de provas desportivas e culturais às 11h, no Parque Florestal do Pinhal da Paz, com intervenções dos sindicatos e um convívio às 13h.
O mapa que reúne todas as iniciativas a realizar sob o lema «Mais salário – Melhores Pensões!/Basta de Política ao Serviço do Capital» (e a informação correspondente) pode ser consultado aqui, no espaço online da CGTP-IN.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui