Neste momento, existem 12 candidatos ao cargo, metade dos quais mulheres

Primeira votação coloca Guterres na frente da corrida à ONU

Fontes diplomáticas indicam que António Guterres está bem colocado na corrida à sucessão de Ban Ki-moon como secretário-geral das Nações Unidas, depois de uma primeira votação no Conselho de Segurança.

Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Foto de arquivo
CréditosJC McIlwaine / ONU

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse ontem à Lusa, em Washington, que o resultado de uma primeira votação no Conselho de Segurança para secretário-geral da ONU, que colocou António Guterres na frente da corrida, é «um resultado extremamente positivo, dada a grande qualidade das outras candidaturas apresentadas».

Durante a votação de ontem, cada um dos 15 membros do Conselho de Segurança indicou se «encoraja», «desencoraja» ou «não tem opinião» sobre os candidatos. Fontes diplomáticas citadas pela AFP indicam que António Guterres recebeu 12 votos de encorajamento, seguido do antigo presidente esloveno Danilo Turk, que recebeu 11.

Santos Silva não confirmou o resultado avançado, já que, de acordo com as regras, estes têm de permanecer confidenciais, e disse que «o presidente do Conselho de Segurança contactou o embaixador de Portugal junto das Nações Unidas e transmitiu os resultados. Aguardamos, com muita naturalidade, a continuação deste processo, respeitando inteiramente a sua natureza reservada».

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui