Uma grande vitória para os povos da União Europeia e para o PCP que vê o seu prestígio internacional reforçado, mais uma vez. João Oliveira, deputado pelos comunistas no Parlamento Europeu conseguiu aprovar a primeira estratégia da União Europeia de combate à pobreza, da qual foi relator.
O relatório já tinha sido aprovado na Comissão de Emprego e Assuntos Sociais e será discutido, mas a sua votação final ocorreu ontem em sessão plenária realizada em Bruxelas. A votação foi também ela expressiva com 385 votos a favor, 53 abstenções e 141 votos contra, revelando assim o alcance do relatório já que o Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde (GUE/NGL), grupo do qual o PCP faz parte, conta com 46 deputados,
Entre as principais medidas do documento redigido por João Oliveira estão o objectivo de erradicar a pobreza até 2035, tornando-o uma prioridade em todas as políticas da UE; o reforço do investimento em serviços públicos, gratuitos, universais e de qualidade, como garantia de direitos fundamentais; a melhoria das condições de trabalho, com salários justos, pleno emprego e conciliação entre a vida pessoal e profissional; a expansão da habitação pública a preços acessíveis, com financiamento da UE para fazer face ao aumento das rendas; ou o aumento do foco orçamental da UE nos problemas sociais, sobretudo perante a crise do custo de vida.
Nas redes sociais, o deputado Vicent Marzà do Compromís, coligação política espanhola de âmbito regionalista, criada pelo Bloco Nacionalista Valenciano, Iniciativa do Povo Valenciano e Verdes, escreveu: «Sou um dos deputados que votou a favor e quero transmitir aos cidadãos de Portugal que precisamos de mais deputados como o João para tornar o mundo num lugar melhor para todos. O seu trabalho incansável em prol da maioria trabalhadora é irrepreensível».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
