Pautando a sua acção no Parlamento Europeu pela intervenção no plano nacional, o PCP procurará, ao longo dos próximos três dias, em colaboração com o Grupo da Esquerda Unitária Europeia / Esquerda Verde Nórdica – A Esquerda no Parlamento Europeu visitar três distritos com uma programação variada.
A iniciativa que passará por Lisboa, Setúbal e Évora, sob o mote «Por um futuro melhor nas nossas cidades e localidades» procurará abordar as questões laborais, serviços públicos, o direito à habitação, a água pública, transportes e o ambiente. Seja através do contacto directo com trabalhadores, utentes e a população, a iniciativa visa dar visibilidade aos problemas e identificar soluções para estes.
No âmbito da iniciativa, que contará com a participação do deputado João Oliveira, o PCP estendeu o convite ao Partido Progressista do Povo Trabalhador de Chipre, AKEL, de Chipre e do Partido Comunista de Espanha. A jornada contará ainda com a presença do secretário-geral dos comunistas portugueses, Paulo Raimundo, no dia 28 de Maio, no Bairro da Bela Vista, em Setúbal.
O primeiro distrito a ser visitado será Lisboa, amanhã, dia 27 de Maio, logo às 7 horas, com uma acção de contacto com trabalhadores, na Azambuja; seguindo-se uma tribuna pública em Vila Franca de Xira, às 10 horas, sobre o direito à saúde, em defesa do SNS; segue-se uma outra tribuna pública, desta vez na estação de Sete Rios, em defesa dos transportes públicos; terminando com uma sessão pública e festa, na Quinta do Mocho, em Loures, com o tema «Consagrar o direito à Habitação, condição essencial no combate às desigualdades».
O segundo dia, a 28 de Maio, passa pelo distrito de Setúbal e arranca às 10 horas com uma tribuna pública no Largo da Ribeira Velha, em Setúbal, sobre a serra da Arrábida; às 15h30 há uma conversa e contacto com a população na baixa de Setúbal com o mote «Água, direito fundamental - Valorizar a gestão pública»; a que se segue às 17h30 uma visita e contacto com atletas do Vitória de Setúbal «pelo direito ao desporto»; acabando o dia, às 18h30, com uma sessão pública, jantar e festa no Bairro da Bela Vista, em Setúbal, novamente em torno do direito à habitação.
O último dia, 29 de Maio, passa por Évora com uma visita a um local de implantação de projecto de central fotovoltaica às 10 horas; seguindo-se às 11h30 uma conversa sobre o ambiente na barragem do Divor, em Arraiolos. Às 15 horas há uma acção no Largo Calouste Gulbenkian, em Montemor-o-Novo, pelo direito à mobilidade; e às 16h30 far-se-á o balanço dos três dias na Esplanada do Mercado, também em Montemor-o-Novo, num encontro com a comunicação social. O dia finda às 18 horas com uma acção em torno das questões culturais na Praça do Giraldo, em Évora.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui