O Plano de Renovação de Infraestruturas da Câmara Municipal de Aljustrel (CMA), de maioria CDU, já está em marcha – a equipa técnica do município reuniu recentemente com o executivo camarário para alinhavar os pontos de intervenção mais importantes no concelho. Em nota de imprensa, a CMA esclarece que o concelho «dispõe de um sistema envelhecido, que carece de renovação há vários anos».
Este plano, que integra «a política de melhoramento das infraestruturas básicas» que a CMA está a aplicar «no terreno», vai reabilitar as infraestruturas existentes, «melhorar a qualidade do fornecimento de água à população e assegurar uma maior sustentabilidade do recurso hídrico» numa zona fustigada pela seca: em várias zonas, afirma o município, «verificam-se elevados níveis de perdas de água, devido a roturas e colapsos estruturais frequentes».
As fugas de água num sistema antiquado, para além de provocarem problemas de pressão no abastecimento de água a moradores e empresas, «contribui para acentuar o défice tarifário, situação que pode vir a reflectir-se na fatura dos munícipes». Através da modernização de todo o sistema, «ainda que de forma faseada pelos montantes envolvidos», será possível reduzir «desperdícios, custos de reparações em arruamentos e impactos ambientais» neste município de mais de 8 mil habitantes, explica a autarquia.
Neste momento, a Câmara Municipal de Aljustrel está a procurar as «melhores fontes de financiamento» para dar início ao Plano de Renovação de Infraestruturas que está delineado, «tendo em vista uma gestão eficiente dos recursos naturais e a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à população».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
