|Marvila

Moedas precisa de uma «mudança de óculos» para ver o estado das suas obras

«A desfaçatez, a mistificação da realidade e a falta de rigor da maioria municipal de Carlos Moedas não conhecem limites», afirma a CDU Marvila. As reabilitações anunciadas no Bairro da Flamenga terão ficado por concluir. 

Malha H do Bairro da Flamenga, em Chelas, Marvila 
Créditos / Gebalis

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Gebalis anunciaram, a 14 de Agosto de 2025, a conclusão de «mais uma reabilitação no âmbito do Programa Morar Melhor, desta vez na Malha H do Bairro da Flamenga, na Junta de Freguesia de Marvila. A intervenção abrangeu seis edifícios localizados na Rua Rui Grácio, num total de 224 frações habitacionais».

Em visita ao local, a estrutura local da CDU em Marvila constatou precisamente o contrário, tendo recolhido dos moradores deste bairro uma «alargada indignação e mesmo revolta com a situação habitacional» e a falta de verdade dos anúncios de Carlos Moedas. Os comunistas e ecologistas exigem que o presidente da Câmara venha ao Bairro ver «o que falta, e muito, concluir».

Dos seis elevadores da Malha H do Bairro da Flamenga, mesmo em frente ao Parque da Bela Vista, cinco continuavam «avariados e sem qualquer funcionamento» um mês depois da anunciada conclusão, denuncia a CDU. Esta realidade é «inaceitável para os moradores, em particular os mais idosos», criando situações «dramáticas» a um largo número de pessoas com «necessidades clínicas regulares, patologias de saúde cardiológicas, oncológicas, hemodiálise, entre outras».

Nem só aqui é posta em causa a mobilidade dos moradores com maiores limitações. «As três rampas para moradores que se deslocam em cadeiras de rodas, ou sob outras formas de mobilidade reduzida, estão as três inoperacionais e bloqueadas por reparações em aberto e por concluir», para além de o espaço público e de circulação estar «cheio de buracos, intervenções por acabar, grades diversas de protecção, parecendo mais um estaleiro de obra que espaço para usufruto humano comum», considera a CDU Marvila.

A reabilitação também não passou no interior das casas, «continuam a faltar polibans requeridos, as infiltrações e humidades de interiores não foram removidas, "o conforto térmico e as condições de habitabilidade" não se vêem porque nem as janelas de corte térmico foram colocadas, como prometido» pelo executivo PSD/CDS-PP.

Situação de abandono no Bairro da Flamenga não é caso único em Chelas e Marvila

Situação idêntica à denunciada por esta coligação (e em tudo semelhante à relatada pelo AbrilAbril no início do mês, na mesma freguesia) ocorre na Rua João Palma Ferreira, lote 398: o único elevador deste edifício «encontra-se parado há mais de um ano», tendo sofrido um incêndio recente na sua estrutura o que resultou numa cabine aberta, «com perigo de electrocução». No 3.º e 5.º andar, vivem dois moradores «acamados, ficando assim obrigados a descer pelas escadas com apoio de familiares ou dos bombeiros (situação já reportada pelo menos 4 vezes ao gabinete da Gebalis da Bela Vista)».

«A desfaçatez e a falta de rigor da maioria municipal do Eng. Carlos Moedas não conhecem limites», considera a CDU Marvila. A coligação recomenda a Carlos Moedas uma rápida «mudança de óculos», que lhe permita ver «a obra real que deixa do seu mandato em curso», saindo «das salas de mistificações que frequentemente produzem a suas comunicações oficiais».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui