|Nicarágua

Governo nicaraguense inaugura moderna infra-estrutura hospitalar em León

O Hospital Escola Óscar Danilo Rosales, em León, vai servir quase um milhão de utentes de 23 municípios nicaraguenses. «Um espaço de vida, esperança e direitos», afirmou a coordenadora da Juventude Sandinista.

Profissionais da saúde na inauguração do Hospital Escola Óscar Danilo Rosales, em León CréditosCésar Pérez / el19digital.com

Na cerimónia de inauguração, este domingo, a coordenadora departamental da Juventude Sandinista, Yahoska Urbina, destacou o significado da obra, afirmando que «o Hospital Dr. Óscar Danilo Rosales [é] um espaço de vida, esperança e direitos».

«Recordamos que a revolução é saúde e direitos» e «só na revolução avançamos», declarou Urbina, ao sublinhar a importância da nova infra-estrutura hospitalar, considerada o maior complexo do sector no país.

«Representa todos os avanços do povo e é fruto da luta heróica de todos», disse na ocasião.

O novo hospital, agora inaugurado em León, conta com 63 especialidades, 503 camas, 11 salas de cirurgia e equipamentos de última tecnologia, refere o portal el19digital.com.

Prosseguir a obra da restituição ao povo do direito à saúde

Em declarações à imprensa, a directora do hospital, Esmeralda Morales, destacou as potencialidades da nova infra-estrutura, na qual os responsáveis pretendem realizar cerca de 1500 atendimentos diários, entre serviços de medicina ambulatória, hospitalização, imagiologia, entre outros.

O hospital está capacitado para resolver na íntegra «os problemas de saúde de baixa, média e alta complexidade, tanto médicos como cirúrgicos», disse Morales, que se mostrou muito orgulhosa por fazer parte de uma obra «que restitui o direito à saúde ao nosso povo».

Em seu entender, a obra inaugurada, «que tem a melhor qualidade», corporiza a revolução como uma realidade e mostra que o povo nicaraguense «merece o melhor» da parte de todos – autoridades, trabalhadores da saúde e profissionais com alta formação científica e tecnológica.

Cuidados de saúde de qualidade e gratuitos

Também a presidente do município de León, Guissela Lacayo, destacou a importância do novo centro hospitalar para a região e para o país centro-americano, afirmando que só foi possível graças à «visão estratégica» do Plano Nacional de Desenvolvimento Humano.

«Um dos principais eixos do desenvolvimento é a prestação integral de cuidados de saúde, de qualidade, acolhedora e gratuita», frisou.

Saúde como prioridade para os executivos da Frente Sandinista

Com o regresso da Frente Sandinista ao poder, há 18 anos, a Saúde tornou-se uma das prioridades dos executivos do país centro-americano, que combateram a privatização dos serviços públicos promovida por 16 anos de governos neoliberais, tendo como objectivo restituir aos nicaraguenses o direito à saúde pública.

De acordo com números oficiais, nos últimos 18 anos foram construídos 44 hospitais no país, o que representa um aumento de 133% da rede hospitalar.

O sector também beneficiou com o restabelecimento das relações diplomáticas com a China, em Dezembro de 2021, já que a cooperação entre ambos os países conheceu um grande crescimento, contribuindo para o desenvolvimento da Nicarágua em áreas como a saúde, a educação, a agricultura, a habitação ou os transportes.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui