|eleições autárquicas

Reposta justiça. Debate na SIC com todas as forças políticas do executivo lisboeta

Cumprindo decisões da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), SIC recua e João Ferreira junta-se a Carlos Moedas e Alexandra Leitão, no debate de segunda-feira.

CréditosJosé Sena Goulão / Agência Lusa

A pressão surgiu depois da direcção da estação de televisão de Paço de Arcos ter anunciado debates ao estilo «frente a frente», com os cabeças de lista do PSD e do PS por Lisboa e pelo Porto, mas que, devido às coligações que representam, excluíam uma única força política dos actuais executivos municipais – a CDU. 

Depois da CNE, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a quem o PCP também apresentou queixa, deliberou esta quinta-feira que a SIC violou a lei da cobertura jornalística e da propaganda eleitoral ao excluir os candidatos da CDU às câmaras de Lisboa e do Porto dos primeiros debates autárquicos.

Na manhã de ontem, a televisão da família Balsemão mantinha inalterado o anúncio dos debates, mas, numa nota publicada nas redes ao final do dia, confirmada esta manhã num comunicado às redacções, a CDU anuncia que vai marcar presença no debate da próxima segunda-feira, 15 de Setembro, às 21h, na SIC.

Significa assim que o cabeça de lista da coligação PCP-PEV (CDU), João Ferreira, que tem apontado críticas à governação do executivo PSD/CDS-PP e à opção do PS, de viabilizar «sem condições» os principais instrumentos de gestão da Câmara de Lisboa, vai poder confrontar directamente os candidatos Carlos Moedas (PSD/CDS-PP/IL) e Alexandra Leitão (PS/BE/Livre/PAN). Da luta pela reposição da justiça fizeram também parte milhares de democratas, que criticaram a atitude ilegal e discriminatória da SIC, a quem manifestaram indignação e descontentamento.

Acusada de violar a lei, a direcção de informação da SIC reagendou o debate de amanhã com os candidatos à Câmara Municipal do Porto para dia 21, alegando «questões práticas». Mas deixou a garantia à Lusa da participação da CDU, cuja candidata é a ex-deputada do PCP, Diana Ferreira.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui