|Más condições laborais

CP: uma nova interpretação do trabalho de sol a sol

Os trabalhadores das bilheteiras da CP na estação do Entroncamento são forçados a trabalhar com «exposição solar directa» ao longo de todo o dia, acusa o SNTSF/CGTP. Greve parcial de 27 de Agosto a 12 de Setembro.

Estação de comboios do Entroncamento 
Créditos

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF/CGTP-IN) discutiu, alertou e denunciou a situação em que se encontram os trabalhadores das bilheteiras da CP na estação do Entroncamento mas, até agora, a administração da CP mais não fez do que ignorar a situação, lamenta o sindicato.

As condições de trabalho neste posto «já eram deficitárias» e, com a intensificação das temperaturas durante o verão, «deterioraram-se de forma particularmente preocupante, especialmente no turno da tarde», refere o SNTSF, em nota enviada ao AbrilAbril. Os trabalhadores das bilheteiras «são expostos a radiação solar directa durante várias horas consecutivas» numa zona que, no mês de Agosto, teve vários dias com temperaturas acima dos 35.ºC.

Ao longo de um dia de trabalho, estes trabalhadores são expostos a «um desconforto térmico acentuado» que evidencia a «degradação das condições ambientais no posto de trabalho». A exposição directa ao sol nos meses de verão está directamente relacionada com várias mortes por insolação e um aumento considerável do risco de desenvolver melanomas.

Não é apenas «o bem-estar e a dignidade no exercício da actividade profissional» que é posto em causa. Não há qualquer justificação para que trabalhadores das bilheteiras sejam expostos a «riscos evidentes para a saúde, facto que, nos termos do Código do Trabalho, não pode ser ignorado pela entidade empregadora», afirma o SNTSF. A greve parcial, que abrange os trabalhadores das bilheteiras da CP na estação do Entroncamento, vigora entre os dias 27 de Agosto e 12 de Setembro.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui