|Vietname

Cidade Ho Chi Minh lança programa para levar energia solar a escolas cubanas

A campanha de apoio à construção de painéis solares em escolas primárias da Ilha está em marcha na metrópole vietnamita, no âmbito das comemorações do Dia da Rebeldia Nacional em Cuba.

A cônsul-geral de Cuba, Feo Labrada (de vermelho), e elementos do comité organizador da campanha de solidariedade com Cuba na Cidade de Ho Chi Minh, a 28 de Julho de 2025 Créditos / PL

A iniciativa, promovida pela União de Organizações de Amizade e pelo Comité Popular da Cidade de Ho Chi Minh (CHCM), em conjunto com diversos órgãos de imprensa, foi lançada esta segunda-feira, no decorrer de uma cerimónia para assinalar o 72.º aniversário do assalto ao quartel Moncada, liderado por Fidel Castro a 26 de Julho de 1953.

Ao intervir no evento, o vice-presidente do Comité Popular da CHCM, Nguyen Loc Ha, referiu-se às celebrações do histórico ataque ao Moncada, em Santiago de Cuba, e ao lançamento da actual campanha como «vívida demonstração da grande e duradoura amizade entre os povos do Vietname e de Cuba», indica a Vietnam News Agency (VNA).

No seu discurso, Loc Ha abordou as muitas dificuldades que a Ilha enfrenta, em virtude do bloqueio que lhe é imposto pelos EUA há mais de seis décadas, «especialmente a crise no sector energético, que atinge todos os aspectos das vidas das pessoas», e exortou os seus compatriotas a aderirem a este projecto «com o espírito do amor mútuo, da ajuda uns aos outros, e da lealdade constante pela fraterna Cuba».

«Apoiar a construção de painéis solares nas escolas de Cuba não só ajudará os alunos a terem melhores condições de aprendizagem, mas evidencia também a solidariedade internacional e a partilha do povo vietnamita com os seus amigos cubanos em tempos difíceis», sublinhou.

Além disso, «esta acção concreta contribuirá para dinamizar e aprofundar a relação especial existente entre o Vietname e Cuba, uma relação que foi testada e comprovada ao longo da história», defendeu, Loc Ha, depois de já ter dito que fora «construída com o sangue e os esforços de muitas gerações».

Agradecimento da parte cubana

Presente na cerimónia esteve também a cônsul-geral de Cuba na Cidade de Ho Chi Minh, Ariadne Feo Labrada, que agradeceu ao Partido Comunista, ao governo e ao povo da CHCM pelo apoio, numa iniciativa que «celebra os valores fundamentais da humanidade: amizade, solidariedade e internacionalismo».

«Ao longo dos anos, Vietname e Cuba souberam forjar uma relação especial, sincera e de apoio mútuo em todas as áreas», afirmou a diplomata, citada pela VNA, tendo destacado os campos da solidariedade e do intercâmbio povo a povo – o que ajuda a que «o afecto entre ambos os países cresça de forma natural».

Na cerimónia de lançamento, que foi transmitida ao vivo pela TV da CHCM, o comité organizador da campanha – que se prolonga até 30 de Novembro, no âmbito do 65.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas – recebeu doações de uma dezena de entidades, empresas e cidadãos, num valor superior a 1,6 mil milhões de dongs (cerca de 52,8 mil euros).

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui