Tal como na Índia, o 99.º aniversário do nascimento de Fidel Castro serviu, no Vietname, para expressar solidariedade à Ilha, com o lançamento de uma campanha massiva de recolha de fundos designada «65 anos da solidariedade Vietname-Cuba».
Na sua conta de Facebook, a Cruz Vermelha do Vietname, responsável pela iniciativa, destacou este domingo que «os números continuam a subir», em alusão às verbas recolhidas desde o passado dia 13 de Agosto.
O organismo precisou que, até às 8h de ontem (hora local), tinham sido recebidos 480 mil doações, no valor de 291,8 mil milhões de dongs vietnamitas (cerca de 9,3 milhões de euros).
O texto agradece a todos os que estão a escrever esta «viagem altruísta sem fronteiras», sublinhando o modo como contribui para reforçar a unidade Vietname-Cuba.
Para além de surgir no 99.º aniversário do nascimento de Fidel, a campanha solidária com o povo cubano enquadra-se também no Ano da Amizade Vietname-Cuba e no 65.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, indica a Prensa Latina.
Profunda amizade entre os dois povos
Na cerimónia de lançamento, Do Van Chien, membro da Comissão Política do Partido Comunista do Vietname (PCV) e presidente da Frente da Pátria, destacou o facto de esta acção evidenciar a tradição humanista do povo vietnamita e a profunda amizade entre os povos de Cuba e do Vietname.
«O programa não pretende apenas prestar apoio material para ajudar a ultrapassar as dificuldades imediatas que Cuba enfrenta, mas também divulgar com força uma mensagem de empatia e solidariedade internacional», disse Van Chien, reafirmando que, em qualquer circunstância, o povo vietnamita estará sempre ao lado do povo cubano.
Trata-se de uma ligação tradicional de afecto que se prolonga há 65 anos e na qual «o carinho fraternal fez ultrapassar todas as distâncias geográficas e as condições económicas, para se tornar um valor espiritual duradouro», frisou.
A meta inicial da campanha era atingir 65 mil milhões de dongs (cerca de 2,1 milhões de euros), mas esse valor foi alcançado em apenas 30 horas.
Para o presidente da Cruz Vermelha do Vietname, Nguyen Hai Anh, tal facto é uma clara demonstração de «solidariedade, lealdade e firmeza do povo vietnamita para com o cubano».
Também no âmbito dos 65 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países e para assinalar o 72.º aniversário do assalto ao Quartel Moncada, a Cidade de Ho Chi Minh lançou, no final de Julho, uma campanha de apoio à construção de painéis solares em escolas primárias da Ilha, que se prolonga até 30 de Novembro desse ano.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui