|Setúbal

Cinema mediterrâneo, feito por mulheres e gratuito

Uma selecção de filmes realizados por mulheres do Mediterrâneo será exibida de 15 a 17 de Agosto no pátio da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

Créditos / Foragers (2022)

A mostra abre, no dia 15 de Agosto, com Las chicas están bien (2023), da espanhola Itsaso Arana, sobre quatro atrizes e uma escritora que passam uma semana numa casa de campo a ensaiar para uma peça de teatro.

No dia 16 de Agosto, A mãe de todas as mentiras (2023) é o centro das atenções. A primeira longa-metragem da marroquina Asmae El Moudir investiga os motins de 1981 em Casablanca enquanto revela as relações secretas com sua própria família.

O último dia do pequeno festival, dia 17 de Agosto, traz duas curtas-metragens palestinianas. Foragers (2022), de Jumana Manna, apresenta o drama de uma população idosa ao resistir às imposições agrícolas israelitas sobre a população palestiniana. Já o documentário Protesto Silencioso (2019), de Mahasen Nasser-Eldin, mostra o movimento de 300 mulheres que em 1929 organizaram um protesto silencioso pelas ruas de toda a Palestina para denunciar a parcialidade do Alto Comissário britânico em relação aos árabes na revolta de Buraq.

A iniciativa é uma extensão do Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival, promovido pelo grupo Olhares do Mediterrâneo, do Centro em Rede de Investigação em Antropologia, aqui em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e a Festroia (Associação Cultural Festival Internacional de Cinema de Troia). Todas as sessões são às 21h30, gratuitas e acontecem no pátio da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui