De âmbito nacional, a iniciativa «Correr por Gaza - Desafio Majed Abu Maraheel» leva o nome do primeiro atleta palestiniano a participar nos Jogos Olímpicos de 1996, em Atlanta. Majed Abu Maraheel foi uma das milhares de vítimas mortais da escassez de recursos imposta pelo bloqueio israelita à Palestina, em Julho de 2024. A ADR «O Relâmpago» considera o atleta «uma inspiração para o desporto popular, atendendo que mesmo sem recursos e treinador, contando apenas com a sua determinação».
O desafio, «aberto a todos e todas que gostem de correr e que se mostrem solidários com o povo palestiniano», começa oficialmente esta quinta-feira, dia 17 de Julho, e decorre até 20 de Setembro. Para participar basta aderir gratuitamente ao «clube» com o nome da iniciativa na aplicação Strava, de registo de distâncias corridas.
«Todas as corridas, por mais curtas que sejam, serão contabilizadas para alcançar o objectivo simbólico de 4006 km, equivalente à distância que separa Lisboa de Gaza», comunica a ADR «O Relâmpago».
O evento conta ainda com a realização de treinos solidários e acessíveis, na zona da Grande Lisboa, dia 17 de Julho, às 7h e às 18h30 na Fonte Luminosa, em Lisboa, e no sábado, 19 de Julho, pelas 17h30, no mesmo local. No dia 26 de Julho, será no Cais das Colunas, no Terreiro do Paço, pelas 8h30, e no dia 2 de Agosto em Almada.
Além da corrida propriamente dita, a organização apela a que os participantes façam registos fotográficos e publiquem nas redes sociais marcando a página da associação (@adrrelampago) e algumas hashtags fornecidas pela mesma, para aumentar a sensibilização nas redes.
Somado ao desafio, a organização promove a venda solidária de crachás, alusivos ao evento, em que toda a receita será entregue ao Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM) para apoiar a realização de iniciativas públicas em torno da denúncia da situação em Gaza e pela Paz na Palestina.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui