|salário mínimo

Alemanha: Forte mobilização popular obriga governo a aumentar salário mínimo

Centenas de milhares aderiram, a 27 de Março, às maiores greves nos transportes desde os anos 90. Duas semanas depois, o Governo alemão anunciava uma subida «considerável» do salário mínimo para 2024.

Manifestação de trabalhadores alemães, convocada pelo sindicato Verdi, 27 de Março de 2023 
CréditosSven Hoppe

O salário mínimo na Alemanha foi introduzido em 2015, 8,5 euros por hora, pela mão da coligação governamental de sociais-democratas e conservadores, liderados por Angela Merkel. A última actualização deste valor (12 euros por hora) deu-se em Outubro de 2022, com o apoio dos sociais-democratas do SPD, Os Verdes e dos liberais.

Face ao aumento do custo de vida, sindicatos e trabalhadores têm protagonizado várias acções de luta na reivindicação do aumento de todos os salários (incluíndo o mínimo). Estes protestos culminaram no passado dia 27 de Março, quando centenas de milhares de trabalhadores corresponderam às convocatórias dos sindicatos Verdi e EVG, bloqueando os transportes ferroviários, aéreos, rodoviários e marítimos.

Ao contrário das narrativas habitualmente divulgadas na comunicação social e nas intervenções dos grupos políticos mais reaccionários, estas greves (e as suas reivindicações) são amplamente populares: numa sondagem recente do Yougov, 55% dos participantes consideraram as reivindicações sindicais inteiramente (ou em parte) justificáveis.

O aumento defendido pelos sindicatos e trabalhadores, para o salário mínimo, é de 14 euros por hora, um valor que foi rapidamente rejeitado pelo patronato, 'fragilizado' após meses sucessivos de lucros recorde.

Seja ele qual for, o próximo aumento do salário mínimo foi anunciado no Domingo, 9 de Abril, pelo ministro do Trabalho, Hubertus Heil, que garantiu que o novo valor entrará em vigência a partir de 1 de Janeiro de 2024. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui