Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|França

Sindicatos franceses mantêm determinação na luta contra a reforma das pensões

Com 195 votos a favor e 112 contra, o Senado francês aprovou, este sábado, a reforma das pensões. A Intersindical exortou todos os sectores a amplificar a luta pela retirada do projecto de lei.

Manifestação contra a reforma das pensões a 11 de Março de 2023 
Manifestação contra a reforma das pensões a 11 de Março de 2023 CréditosFred Dugit / leparisien.fr

A proposta que contempla o aumento da idade legal de reforma dos actuais 62 para os 64 anos contou com o apoio decisivo de Os Republicanos (conservadores), que são o grupo maioritário no Senado.

O projecto de lei será agora analisado por uma comissão conjunta de senadores e deputados, antes de regressar à da Assembleia Nacional, a 16 de Março, refere a TeleSur.

No dia da aprovação na Câmara Alta, mais de um milhão de manifestantes por todo o país, 300 mil dos quais em Paris, segundo a CGT, voltaram a contestar a proposta governamental.

Tratou-se da sétima jornada de mobilização e greves, desde 19 de Janeiro, convocada pela Intersindical, que reúne oito sindicatos, incluindo a Confederação Geral do Trabalho (CGT) e Confederação Francesa Democrática do Trabalho (CFDT).

Num comunicado, a Intersindical criticou o «desprezo» em que o presidente Emmanuel Macron insiste, uma vez que se recusa a receber os sindicatos para abordar a proposta de lei – que é também questionada por implicar um aumento do período de contribuições e a eliminação dos regimes especiais de pensões conquistados pelos trabalhadores.

As organizações sindicais acusam Macron de ignorar a rejeição maioritária no país da reforma das pensões e solicitam ao governo que organize sem demora uma consulta popular sobre a questão.

Tendo em conta a ampla rejeição que o projecto suscita, o secretário-geral da CFDT, Laurent Berger, considera que a solução passa por perguntar ao povo francês se quer a reforma, enquanto Philippe Martinez, secretário-geral da CGT, afirma que Macron não tem interesse em fazer essa consulta porque sabe que não será apoiado pelo povo.

No documento publicado este sábado, a Intersindical exorta ainda todos os sectores de actividade a manter e amplificar o actual movimento de luta, com o intuito de alcançar a retirada do projecto de lei.

Neste sentido, apela à participação na nova jornada de greves e manifestações convocada para a próxima quarta-feira, dia 15, dia em que a comissão conjunta analisa o projecto.

Igualmente no sábado, a CGT emitiu um comunicado de imprensa a valorizar a jornada de luta, com iniciativas em quase 250 pontos do país, que, em seu entender, são uma resposta clara da população ao «desprezo» de Macron e do governo.

Acusando o executivo de estar às ordens do patronato para fazer trabalhar mais os trabalhadores, a central sindical de classe afirma: «multipliquemos e amplifiquemos as lutas.»

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui