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|Educação

Fenprof: Plano de Recuperação das Aprendizagens é insuficiente

A Fenprof considera o plano de recuperação das aprendizagens «insuficiente e decepcionante», por faltarem medidas como a redução de alunos por turma ou o reforço de professores nas salas de aula.

CréditosNuno Veiga / Lusa

A posição da Federação Nacional dos Professores (Fenprof/CGTP-IN) foi transmitida, esta quarta-feira, aos secretários de Estado do Ministério da Educação durante a reunião online agendada para discutir o «Plano de Recuperação das Aprendizagens - Escola+ 21/23» perdidas pelos alunos do ensino obrigatório durante a pandemia de Covid-19.

Para a Fenprof, o documento do Governo falha por estarem «ausentes medidas de fundo», como a redução do número de alunos por turma, «medidas que visem aliviar os docentes do sobretrabalho a que estão sujeitos, boa parte burocrático», mais coadjuvações, o reforço dos docentes de Intervenção Precoce e a aprovação de medidas específicas para o 1.º ciclo, como ter turmas de um só ano de escolaridade.

O plano deveria ter, segundo a estrutura sindical, uma «clara identificação» dos problemas, assim como uma definição de prioridades, percebendo-se o que é para fazer no imediato e a médio prazo.

Falta ainda, diz em comunicado, «um compromisso efectivo com a afectação de recursos necessária à sua concretização» e uma aposta na autonomia das escolas e professores.

Recorde-se que existe uma discrepância entre a aplicação dos 900 milhões de euros do plano, uma vez que 670 milhões serão para infra-estruturas e apenas 140 milhões para recursos humanos.

A delegação sindical aproveitou ainda a reunião para «reclamar do bloqueio negocial imposto pelo Ministério da Educação relativamente a todas as matérias que dizem respeito aos docentes, seja ao nível dos seus direitos socio-profissionais, seja das suas condições de trabalho».

A carreira docente, a aposentação e consequente rejuvenescimento da profissão, os concursos e combate à precariedade ou condições de trabalho, em particular os horários e o número de alunos por turma, são alguns dos temas que a Fenprof tem vindo a pedir para negociar com a tutela.

O bloqueio negocial, e a falta de soluções para «problemas que afectam tão fortemente os professores e educadores», levou a Fenprof a marcar uma jornada de luta, sob a forma de «Feira dos problemas com soluções bloqueadas», para o dia 25 de Junho, em Lisboa.

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