Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Cuba

Vacinas: Soberana 02 avança para a fase III e Abdala está lá quase

Cuba conta com cinco candidatas a vacinas contra a Covid-19. A Soberana 02 iniciou esta segunda-feira a terceira fase dos testes clínicos em vários municípios de Havana. O processo deve demorar três meses.

Um trabalhador da saúde prepara uma seringa com uma dose da vacina da Pfizer-BioNTech contra a Covid-19, no Hospital do Santo Espírito, em Roma, Itália, a 2 de Janeiro de 2021
A Soberana 02 é a primeira vacina desenvolvida na América Latina a chegar à terceira fase dos testes clínicos CréditosFabio Frustaci / EPA

O anúncio foi feito na conta oficial de Twitter do Instituto Finlay, que lidera o projecto e também informou que, nesta etapa, os estudantes da Universidade de Havana e da Universidade Tecnológica de Havana José Antonio Echeverría irão dar apoio no que toca ao processamento de dados.

Dagmar García, directora de investigações do Instituto Finlay, destacou recentemente que a entrada da Soberana 02 na terceira fase dos testes é algo de inédito na história das vacinações em Cuba, tendo em conta o elevado número de voluntários (mais de 44 mil) e os resultados positivos alcançados nas etapas clínicas anteriores.

O estudo, que tem nos seus objectivos a avaliação da eficácia do produto, abrange indivíduos com idades entre os 19 e os 80 anos, em oito municípios de Havana, para os quais já estão prontas as 320 mil doses necessárias.

María Eugenia Toledo, investigadora principal do teste clínico, explicou à Prensa Latina que os voluntários serão vigiados até completar os 28 dias entre uma dose e a seguinte.

Desta etapa estão excluídas, entre outras, as grávidas, mulheres em fase pós-parto e amamentação, pessoas com doenças cancerígenas ou com doenças crónicas que limitem a vacinação, pessoas com HIV cuja carga viral seja detectável, assim como pessoas com doenças febris ou infecciosas agudas nos sete dias anteriores à administração da vacina ou no momento da sua aplicação, refere a agência.

Duração prevista de 90 dias e a Abdala à espreita

Os cientistas do Instituto Finlay referiram que o estudo deverá ter uma duração de 90 dias a partir da última dose administrada. Numa entrevista ao portal peruano Exitosa Noticias, o director do instituto, Vicente Vérez, estimou que o processo esteja concluído em meados do ano e que a vacinação massiva com a Soberana 02 possa avançar em Julho.

No site constam ainda declarações do ministro da Saúde do Peru, Óscar Ugarte, que dão conta do interesse do país sul-americano pelo desenvolvimento das vacinas Soberana 02 e Abdala, as mais avançadas das cinco candidatas cubanas a vacinas contra o vírus SARS-COV-2.

A Soberana 02 entrou na terceira etapa de testes depois de receber luz verde do Centro para o Controlo Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (Cecmed), a entidade reguladora do processo.

Ao abordar a questão no programa de TV «Mesa Redonda», o director de Ciência e Inovação do Grupo Empresarial BioCubaFarma, Rolando Pérez Rodríguez, qualificou o facto como «um marco», uma vez que o imunógeno referido é o primeiro desenvolvido na América Latina que chega a esta etapa, indica o diário Granma.

Disse ainda esperar que o Cecmed dê autorização para que a Abdala também inicie este mês a terceira etapa dos testes clínicos.

Mais de 300 candidatas a nível mundial

Segundo dados oficiais, referidos pelo Grama, a 1 de Março último havia 308 candidatas a vacinas contra a Covid-19, 81 das quais em fases de testes; destas, 16 estavam na terceira etapa, sem contar com a Soberana 02 e a Abdala, que vão fazer subir essa lista para 18.

No portal da Organização Mundial da Saúde (OMS), há 15 vacinas registadas ou com autorização para uso de emergência.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui