Mensagem de erro

Consequência da suspensão da contratação colectiva do governo do PSD e do CDS

Feriados pagos pela metade nas cantinas hospitalares

Trabalhadores do sector da hotelaria estiveram em greve no dia 15 de Agosto, exigindo o pagamento do feriado como acordado no Contrato Colectivo de Trabalho.

Trabalhadores da Eurest estiveram também em greve em Maio deste ano
Trabalhadores da Eurest estiveram também em greve em Maio deste anoCréditos / Verdadeiro Olhar

Trabalhadores das cantinas hospitalares e de outras empresas do sector da hotelaria, no Norte, estiveram no dia 15 de Agosto em greve pela valorização do trabalho em dia feriado. Em consequência do protesto, a cantina da RTP esteve encerrada e a do hospital Padre Américo garantiu apenas serviços mínimos. Houve ainda elevadas adesões à greve noutros hospitais, nomeadamente em Viana do Castelo, Ponte de Lima, Póvoa de Varzim, Santo António e Pedro Hispano.

As empresas Eurest, Itau e Gertal não pagam agora o trabalho em dia feriado de acordo com o estabelecido no Contrato Colectivo de Trabalho (CCT). O governo do PSD e do CDS-PP suspendeu a contratação colectiva entre Agosto de 2012 e Dezembro de 2014. Em Janeiro de 2015, as empresas deveriam ter retomado o pagamento em conformidade com o estabelecido no CCT, isto é, como sempre pagaram antes da suspensão da contratação colectiva. Mas tal não aconteceu e passaram a pagar apenas metade do valor.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui