|Forças Armadas

Vencimentos dos militares perdem competitividade

Segundo a AOFA, em termos de ganho médio mensal bruto, os oficiais das Forças Armadas auferem menos cerca de 425 euros que os oficiais da GNR e menos cerca de 350 euros que os oficiais da PSP.

CréditosJoão Relvas / Agência Lusa

Num trabalho produzido a partir de dados oficiais da Direção-Geral da Administração e Emprego Público, a Associação dos Oficiais das Forças Armadas (AOFA) constata também que em termos de remuneração base média mensal bruta, os oficiais das Forças Armadas auferem menos cerca de 770 euros que os oficiais da GNR.

A AOFA sublinha que os dados oficiais revelam «os colossais desvios que se verificam em todas as categorias, sempre com enormes diferenciais negativos para os militares das Forças Armadas, razão primária da exiguidade de efetivos que se verifica e consequente descontentamento e desmotivação generalizados nas Forças Armadas».

Nesse sentido, a AOFA chama a atenção para a urgência da revisão do Estatuto Remuneratório dos Militares das Forças Armadas, considerando, por exemplo, que os diferenciais de ganho médio mensal dos militares em relação à GNR são cerca de menos 14% nos oficiais, 10% nos sargentos e 32% nas praças.

Tópico