|Banca

Sistema bancário cada vez mais exclusivo

Pelo menos em Lisboa e no Porto há caixas Multibanco que apenas têm disponível a opção MB Way.

Créditos / radioregional.pt

Depois do fim das cadernetas, que afectou sobretudo os mais idosos e vulneráveis, surgem agora as caixas Multibanco (MB) a funcionar apenas com a aplicação MB Way, excluindo assim milhares de pessoas.

Segundo notícia avançada pelo JN, a situação verificada em Lisboa e no Porto estará a registar-se também noutras zonas do País: as caixas estão a funcionar mas os clientes são surpreendidos com a informação de que não aceitam cartões. 

«Numa das caixas MB que não aceitavam cartões, na Av. General Roçadas, em Lisboa, o ATM pertence à Caixa Geral de Depósitos (CGD). O JN/Dinheiro Vivo confirmou que funcionava só com MB Way em três ocasiões diferentes este mês, apesar de ser a única caixa MB disponível naquela rua ao ar livre, 24 horas por dia», refere o diário. Entretanto, a CGD confirmou que, entre o dia 14 e ontem, aquela caixa não aceitou cartões. 

A SIBS, gestora da rede Multibanco, fala de «avaria» das caixas automáticas e recorda que são os bancos os responsáveis pela sua manutenção, mas sustenta que é uma «vantagem» comparativamente à indisponibilidade total do serviço.

Tópico