|Presidenciais 2026

Seguro e Ventura na 2.ª volta, com a derrota dos candidatos que se colaram ao Governo

Luís Montenegro e o Governo são os principais derrotados da primeira volta destas eleições, a par das candidaturas que se lhes colaram, com os candidatos à esquerda a também não obterem um bom resultado.

Um eleitor insere o seu boletim de voto numa urna, durante as eleições para a Presidência da República Portuguesa. Lisboa, 18 de Janeiro de 2026. 
CréditosLUIS FORRA / LUSA

António José Seguro (31%) e André Ventura (23%) vão disputar a segunda volta de umas eleições presidenciais, onde o candidato apoiado pela AD e os que se lhe colaram, escrevendo cartas ao primeiro-ministro ou invocando Sá Carneiro, ficaram pelo caminho.

Na realidade, a AD e Luís Montenegro mostraram ser más companhias para alguns candidatos, nomeadamente, através das desgraçadas políticas do Governo, em particular nas áreas da saúde e do trabalho, com o pacote laboral.

Entretanto, não deixa de ser significativo que Luís Montenegro tenha anunciado que não dará indicação de voto para a segunda volta, tal como Marques Mendes (11%) e Cotrim de Figueiredo (16%), ao contrário dos candidatos à esquerda, Catarina Martins (2%) e Jorge Pinto (1%) – este atrás de Manuel João Vieira –, que apelaram ao voto em Seguro.

Por seu lado, António Filipe (2%) e o PCP também encaminham os seus votos para Seguro, com o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, a sublinhar que, face às candidaturas em presença, impõe-se impedir a eleição de um Presidente da República que «assume uma agenda ditada por critérios e concepções reaccionárias, retrógradas e anti-democráticas», o que coloca a exigência de um «voto contra a candidatura reaccionária de André Ventura que conduz ao voto no candidato António José Seguro».

Quanto a Gouveia e Melo (12%), reservou para mais tarde uma decisão sobre a segunda volta volta, para além de anunciar a continuidade da sua participação cívica, seja lá o que isso for.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui