Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|solidariedade internacionalista

Organizações portuguesas preparam acção de solidariedade com Cuba

«Não ao Bloqueio dos EUA! Cuba Vencerá» é o mote dado para a concentração convocada para as 18h do dia 15 de Julho, frente à embaixada de Cuba, em Lisboa. «Cuba não está só!», garantem os promotores.

Uma delegação de mais de 200 médicos, enfermeiros e técnicos de saúde cubanos chegaram ao aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda, Angola, a 10 de Abril de 2020, para ajudar as autoridades locais a enfrentar a doença COVID-19 naquele país africano de expressão portuguesa. Cuba apoia a luta contra a pandemia causada pelo novo coronavírus em pelo menos 15 países no mundo
Uma delegação de mais de 200 médicos, enfermeiros e técnicos de saúde cubanos chegaram ao aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda, Angola, a 10 de Abril de 2020, para ajudar as autoridades locais a enfrentar a doença COVID-19 naquele país africano de expressão portuguesa. Cuba apoia a luta contra a pandemia causada pelo novo coronavírus em pelo menos 15 países no mundo CréditosEPA/AMPE ROGERIO / LUSA

«Reiteradamente condenado pela esmagadora maioria dos países com assento na Assembleia Geral das Nações Unidas – como voltou a acontecer no passado mês de Junho –, o bloqueio económico, financeiro e comercial contra Cuba atenta gravemente contra os direitos do povo cubano e o desenvolvimento do seu país», afirma a convocatória para a concentração.

As organização promotoras da acção são, até ao momento, a Associação de Amizade Portugal-Cuba, a CGTP-IN e o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), que consideram ser indispensável denunciar «a hipocrisia daqueles que, como os Estados Unidos da América, tentam asfixiar a economia de Cuba e impor dificuldades ao povo cubano».

Denunciam a desproporcional agressão que este bloqueio significa para o povo cubano, mesmo durante o grave quadro pandémico mundial, em que «os EUA reforçaram as criminosas medidas coercivas contra Cuba – que a Administração Biden mantém –, e incrementaram as acções desestabilizadoras dirigidas contra a soberania de Cuba e os direitos do seu povo».

Certos de que «Cuba é um exemplo da solidariedade e ajuda internacional, nomeadamente no sector da saúde e educação», elogiam o «exemplo de coragem e dignidade, de soberania e participação popular» dado pela ilha, que foi a primeira na América do Sul a produzir a sua própria vacina.

A concentração terá lugar na próxima quinta-feira, 15 de Julho, às 18h, junto à Embaixada de Cuba em Lisboa, na rua Pêro da Covilhã.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui