|movimento pela paz

CPPC prepara concentrações pela paz em vários pontos do país

Dezenas de associações e sindicatos subscreveram a convocatória do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), saindo à rua no dia 10 de Março, em Lisboa, Porto, Évora, Viseu, Santarém, Couço e Coimbra.

Pormenor do cartaz a convocar para a concentração <em>Parar a guerra, dar uma oportunidade à Paz!</em>, dinamizada pelo CPPC. 
Pormenor do cartaz a convocar para a concentração Parar a guerra, dar uma oportunidade à Paz!, dinamizada pelo CPPC. Créditos / CPPC

Os subscritores, entre os quais se encontra a Câmara Municipal de Évora, a CGTP-IN ou o Movimento Democrático de Mulheres (MDM), «entendem como imprescindível e urgente a criação de acordos e mecanismos de diálogo que garantam o estabelecimento de um clima de paz, confiança e de segurança para todos os países e povos da Europa e do mundo».

A iniciativa partiu do CPPC, que desde o primeiro momento defendeu um imediato cessar-fogo das hostilidades entre  Rússia e a Ucrânia e uma solução negociada para o conflito, «em respeito pelos princípios da Carta das Nações Unidas».

O caminho essencial para a justiça, a segurança e a paz passa pelo respeito pelo direito internacional, no quadro da ONU, e pela acta final da Conferência de Helsínquia, assegurando o direito dos povos à paz e à sua autodeterminação.

Nas seis localidades em que se vão realizar acções pela paz, os intervenientes vão expressar a sua «solidariedade ao povo ucraniano e a todos quantos sofrem com a guerra», defendendo que sejam asseguradas «formas de apoio humanitário, dirigidas a suprir necessidades urgentes das populações envolvidas, garantindo que o mesmo não venha a ser apropriado por grupos fascistas e neonazis ucranianos».

Os actos públicos, com o mote «Parar a Guerra! Dar uma oportunidade à Paz!» terão lugar no dia 10 de Março, pelas 18h30 no Largo Camões, em Lisboa, às 18h na Rua de Santa Catarina (junto à estação do Metro do Bolhão), no Porto, às 18h no Largo de Camões, em Évora, às 18h junto ao W Shopping, em Santarém, 17h30, no Jardim 25 de Abril do Couço e às 17h30, na Estação Nova, em Coimbra.

Tópico