Mensagem de erro

|murpi

MURPI: «Força de Abril, Envelhecer com Direitos»

O 9.º Congresso da Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) está a decorrer este domingo, no Foŕum Lisboa, tendo como tema central o envelhecimento com dignidade.

Foto de arquivo: reformados concentram-se junto ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social durante um protesto promovido pela Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI), Lisboa, 31 de Maio de 2016
Foto de arquivo: reformados concentram-se junto ao Ministério do Trabalho e da Segurança Social durante um protesto promovido pela Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI), Lisboa, 31 de Maio de 2016CréditosMiguel A. Lopes / Agência LUSA

Várias centenas de reformados e pensionistas oriundos de todo o País estão hoje reunidos em Lisboa, no 9.º Congresso do MURPI, numa altura em que a estrutura também assinala os seus 40 anos de existência em «defesa dos direitos e interesses dos seniores».

Em nota de imprensa, o MURPI salienta que o congresso servirá para afirmar o seu desígnio «portador de um projecto alternativo que valoriza o direito a  envelhecer com dignidade e o direito a intervir por uma política alternativa que garanta uma reforma digna aos actuais e futuros reformados».

Nesse sentido, o MURPI assinala que «o aumento médio da esperança de vida é uma conquista civilizacional e não pode servir de pretexto para a redução progressiva dos valores das pensões», contrapondo, por sua vez, que o «envelhecimento progressivo da sociedade portuguesa reclama novas políticas que garantam o envelhecimento com direitos, pensões e reformas dignas».

Tal política, para a estrutura, terá de passar pelo aumento da qualidade dos anos de vida após a reforma, com maior bem-estar, mais saúde e autonomia, com foco no combate à solidão entre os mais velhos.

O congresso terá ainda como momentos importantes a discussão e aprovação do programa de acção do MURPI para o triénio de 2018/2021, bem como se realizará a eleição dos respectivos oŕgãos sociais para o mesmo período.

Tópico