Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|sector ferroviário

Medway vai importar mais material circulante

No que respeita aos vagões, que serão importados da Eslováquia, é importante recordar que antes da privatização (2015), os mesmos eram produzidos em Portugal, nomeadamente pela EMEF, no Entroncamento.

Locomotiva da Medway
Locomotiva da MedwayCréditos / logística e transportes

A Medway (a antiga CP Carga antes ser oferecida à multinacional suiça MSN) anunciou a aquisição de 16 locomotivas eléctricas e 113 novos vagões.

Este anúncio tem o condão de recordar, por um lado, o excelente negócio feito pela referida multinacional quando «comprou» a CP Carga. Por 2  milhões de euros levou 59 locomotivas, mais de 4000 vagões, vários edifícios e instalações, para além de activos financeiros no valor de mais de 5 milhões de euros. Por outro lado, lembra a péssima opção de privatizar a CP Carga, feita pelo governo PSD/CDS e concretizada pelo novo Governo PS, que se recusou a aceitar a proposta do PCP de reverter essa privatização.

O material vai ser adquirido à empresa Stadler (as locomotivas) e
Tatravagonka (os vagões) por um valor total de 93 milhões de euros. No primeiro caso, sublinha-se a coincidência de se tratar da mesma
empresa suiça que vai fornecer o Metro de Lisboa e a CP. Ou seja, o sector ferroviário português continua a alimentar o aparelho produtivo de outros países, em vez de reconstruir o seu, apesar das muitas promessas e do cluster criado para o efeito.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui