|sector ferroviário

Medway vai importar mais material circulante

No que respeita aos vagões, que serão importados da Eslováquia, é importante recordar que antes da privatização (2015), os mesmos eram produzidos em Portugal, nomeadamente pela EMEF, no Entroncamento.

Locomotiva da Medway
Créditos / logística e transportes

A Medway (a antiga CP Carga antes ser oferecida à multinacional suiça MSN) anunciou a aquisição de 16 locomotivas eléctricas e 113 novos vagões.

Este anúncio tem o condão de recordar, por um lado, o excelente negócio feito pela referida multinacional quando «comprou» a CP Carga. Por 2  milhões de euros levou 59 locomotivas, mais de 4000 vagões, vários edifícios e instalações, para além de activos financeiros no valor de mais de 5 milhões de euros. Por outro lado, lembra a péssima opção de privatizar a CP Carga, feita pelo governo PSD/CDS e concretizada pelo novo Governo PS, que se recusou a aceitar a proposta do PCP de reverter essa privatização.

O material vai ser adquirido à empresa Stadler (as locomotivas) e
Tatravagonka (os vagões) por um valor total de 93 milhões de euros. No primeiro caso, sublinha-se a coincidência de se tratar da mesma
empresa suiça que vai fornecer o Metro de Lisboa e a CP. Ou seja, o sector ferroviário português continua a alimentar o aparelho produtivo de outros países, em vez de reconstruir o seu, apesar das muitas promessas e do cluster criado para o efeito.

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