|Eleições Regionais dos Açores

Marcadas eleições regionais dos Açores

Eleições para a Assembleia Legislativa dos Açores a 16 de Outubro.

Dia 16 de Outubro o Arquipélago dos Açores vai a votos
Dia 16 de Outubro o Arquipélago dos Açores vai a votosCréditos

O Presidente da República marcou as eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores para o próximo dia 16 de Outubro. A decisão de Marcelo Rebelo de Sousa foi tomada depois de ouvidos os partidos com representação na Assembleia Regional.

As últimas eleições realizaram-se a 14 de Outubro de 2012. Nesse acto eleitoral, o PS elegeu 31 deputados, o que garantiu a maioria absoluta de mandatos. O PSD tem três eleitos, o CDS tem três e o BE, a CDU e o PPM elegeram um deputado.

As eleições regionais elegem deputados por 10 círculos eleitorais, nove correspondentes a cada ilha, sendo o décimo um círculo de compensação. Desta forma, é garantida a representação de todas as ilhas, enquanto é minorada a distorção da proporcionalidade: por exemplo, o PPM elege um deputado com apenas 86 votos na ilha do Corvo. CDU e BE, com mais de 2 mil votos, elegeram apenas um deputado.

No acto eleitoral de 2012 votaram 107 783 açorianos dos 225 109 recenseados.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui